IBOV e Dolar: No curto prazo

O Indice Bovespa (IBOV) se recuperou muito bem nas duas últimas semanas. Porém, o que esperar para o curto prazo?


Esse periodo, tanto de realizações, quanto de altas, foram sustentado por um volume financeiro muito equilibrado - para não dizer constante.

Contudo, há uma certa pressão clara graficamente para uma realização agora, devendo chegar pelo menos ao SUP1; sobretudo, porque a alta se distanciou muito da média móvel. Contudo, a recuperação dessa provavel breve queda, tende a ser ainda mais rápida.

Suportes:
SUP1 = 68.260,59
SUP2 = 67.606,80
SUP3 = 66.953,02
SUP0 = 64.684,02

EstratégiasPara quem ainda está procurando uma recuperação das compras no inicio ou antes do periodo de realização; dependendo do volume, não vale a pena vender, visto, que a principio a realização será curta e breve. Porém, já quem está acumulando alta na compra na baixa, diria eu ser, um ótimo momento para realizar; comprar na breve queda aparente, ou então comprar praticamente no mesmo ponto que vendeu depois.

Após realização
Aquelas setas que eu fiz, é um modelo próprio, não sei se há nome para isso. Mas vamos dizer, que em geral, ela funciona, traz uma certa proporção de movimento de acelaração ou desaceleração, o que fica claro para quem entende sobre derivadas. As flechas rosas mostrava uma aceleração muito forte e acentuada para a realização, a qual vem se desacelanrando, assim sendo, tendendo a realizações mais curtas e menos voláteis. Já as verdes (da alta) tem mostrado em todos os casos, uma forte aceleração para alta e que tem aumentado levemente; isso mostrando, que após a curta queda, a tendencia é haver uma rápida ainda mais rápida. O que nos faz pensar no timer, pois talvez se pensar em fazer um trade nesse curto momento, talvez seja rápido demais para aproveitar o momento, e assim sendo, ainda perdendo o bolo da próxima alta.

O Dólar
Desde a crise o IBOV e Dólar estão inversamente amarrados. Alta bovespa = baixa no dólar; alta no dolar = baixa na bovespa. Contudo, diria eu que o dólar, desde a crise formou um certo suporte de conforto, região saudavel, diriamos assim; na casa dos [1,65; 1,76]. Portando, o ibov ainda tem folego para subir tranquilamente. Contudo, o problema é quando o dolar chegar a ficar precionado tentando romper os 1,65. E aí há um grande viés; haverá folego para o ibovespa e a economia brasileira suster saudavelmente o indice bovespa acima dos 75mil pontos? Pois para isso, parece que o dolar seria precionado para abaixo dos 1,65. Logo, ao meu ver, parece que tudo tende (se for seguir uma trajetória mais saudável) para um período mais longo, para poder suster acima dos 75mil, sem muitos impactos no dólar, isso deve ser absorvido no longo prazo.

Não dúvido que até junho temos atingindo e até mesmo ultrapassado os 75mil pontos. Porém, diante desse alerta do câmbio, haverá sustentação para o segundo semestre e garantir a saude do cambio? Ai eu não sei. Se tivesse que dar um palpite, diria que chegaria aos 78mil, e depois ficaria um bom tempo absorvendo entre [69k; 77k].

Comentários

Postagens mais visitadas