Chance de Lucro

Algo que sempre me impressionou é o número de palpiteiros (que se dizem investidores) que parecem embriagados falando sobre futebol, porém, no caso sobre ações. Eles inundam fóruns pela Internet; com bolas de cristais imaginatórios, análises técnicas que lembra o desenho "Action Man" e sempre a mesma promessa e esperança: "Ganhos grandes e rápidos." Contudo, como são marginalizados, apenas podem trabalhar no terreno mais inconsistente que há: "papel com pouca liquidez"; e que em geral são muito voláteis (alto risco). E muitos, sobretudo os novatos (ocorreu comigo), ignorantes e ingênuos seguem tal caminho.

Chance
Tenha algo em mente: chance = possibilidades de oportunidades. As futuras são dificeis de traçar, apenas com Fatos Relevantes ou Informação Privilegiado é possível (sendo que a segunda é ilegal). Mas como traçar essas possibilidades? Eu recomendo o seguinte:

Poss. Oport. [passadas] = "n. ocorrências" / Período

Ou seja, pegue o histórico de um papel por um periodo definido: { 1 dia; 1 semana; 15 dias; 1 mes; 1 quarter; 1 semestre; 1 ano }. E conte para cada periodo definido, quantas oportunidades de liquidez para um negócio rentável no papel foi possível.

Apenas ao observar isso, se vê que é assustador trabalhar com papéis sem liquidez e de alto risco; também aqueles chamados de "micos". Onde o pessoal especula. A "chance" neles são realmente pequenas. Já aos papéis que são bastante liquidos a história é outra, a chance é grande. Dois pápeis ótimos para comparar: JBDU4 e ITUB4. No ano de 2009, JBDU4 apenas teve, praticamente, 2 dias oportunos em maio. Ou seja, chance = 2/280 (se considerar apenas dias úteis aproximado) dias = 0,71%. Enquanto isso, ITUB4, foi praticamente todos os dias, e muitas vezes, com mais de 1 oportunidade por dia, de modo que a chance chega até mesmo a ser >100%! (estamos falando de chance e não probabilidade).

O mito do ganhar muito
- Ao invés de ficar fazendo várias operações para ter um pequeno lucro (1%) no mês, eu fico nesse papel pouco liquido o mes todo parado, ai de repente, eu ganho 5% no final do mês.

Isso não existe. A oscilação do papel num período tem um MÍN. e um MÁX. E NUNCA SE SABE o valor deles. E quando se compra, NUNCA se sabe se está próximo do MÍN. ou do MÁX; Assim sendo, quando se compra o papel e ele passa a subir é preciso definir um TARGET (alguns vai pela emoção, torcendo para 'ir mais um pouco'). E RARAmente se consegue vender na MAX. Além de papéis pouco liquidos e baratos (são muito voláteis), assim que o papel passa a cair, ordens de STOP e LOSS, são executadas, caindo bruscamente... de modo que os pontos de venda, ficam, na MAIORIA das vezes, longe da MAX.

Ganhar ou lucrar com este tipo de operação é pura 'sorte', 'acaso', 'bingo'. Mas digo mais, ficar RICO e ganhar muito a longo prazo com este tipo de operação, é mais dificil que ganhar na MegaSena.

Indice de Chance Bruta
Um modo de desmascarar este mito é usando uma adaptação da fórm. anterior:

"n. ocorrências" x "variação usual" x "volume" / Período

Volume = [0, 1]

Exemplo:
Ocorrência 1: Dia 05/05/2010 papel ITUB4 (até as 14:13)
Min.: 36.01
Máx.: 37.30

Liquidez: Perfeita.
Região razoavel de compra e venda:
Compra: 36,4
Venda: 37
Variação usual = 1 - 36,4/37 = 2%

Volume: no preço médio a 36,4, qual a porcentagem do capital que você poderia comprar tal papel, e vender a 37?
No caso, se o meu capital for 100mil, 100% = 100mil.

Então, nesse dia:
"n. ocorrências" x "variação usual" x "volume" / Período
1 x 2% x 100mil / 1 = R$ 2mil ou 2%.

2% de Lucro para um dia é excelente! Claro, um papel BlueShip raramente terá essa volatilidade. Mas aumente o período de tempo, e no fim faça uma média.

E verás que em papéis como PETR4, ITUB4, VALE5... você tem uma chance de 100% ou mais de lucrar entre 0,3% - 1,2%, mesmo para um capital acima de 1 milhão de reais, por mês. O que é MUITO BOM!

Agora, compare outro papel.
Exemplo:
Ocorrência 2: Dia 05/05/2010 papel JBDU4 (até as 14:13)
Min.: 0.08
Máx.: 0.09

Liquidez: Apenas para compra.
Região razoavel de compra e venda:
Compra: 0.08
Venda: 0.08
Variação usual = 1 - 0.08/0.08 = 0

Volume: no preço médio a 0,08, qual a porcentagem do capital que você poderia comprar tal papel, e vender a 0.08?
No caso, se o meu capital for 100mil, 30% = 30mil. (mas não poderia vender)

Então, no dia a minha chance de ganhar algo em JBDU4 é 0. Sendo que, se surgir uma oportunidade perfeita, será apenas de 30% do capital (mesmo uma alta de 20%, por fim é 6% do total). E teria que ficar a deriva da sorte. Visto que pela "chance" as oportunidades de poder vender com lucro não são nada boas... talvez no ano todo, tenha apenas 1. Enquanto isso, lidando com o custo de ficar com o capital parado (isso em ggeral é um custo; na perspec. de não estar gerando lucro). Além disso há vários outros riscos que devem ser considerados; como o papel ficar congelado e inegociável (como aconteceu com Agen11 no inicio de 2010)... ou mesmo a necessidade de um resgate que possa vir numa baixa e você perder capital..

Usei dois casos extremos. Mas aí dá para ter uma boooa noção da coisa.

A idéia é que investimento mesmo, usando as chances, de grão em grão, aos poucos, você chega lá. Não sei qual o seu target... mas eu digo que com uns 10mil reais, em 10 anos, é plenamente possível chegar nuns 400, 500mil reais de grão em grão.

Outra consideração importante, é que os papéis de primeira linha também nos dão premios como juros e dividendos. Por exemplo, em outubro era acionista da USIM5, e ontem, ganhei 1% da minha posição em outubro em juros da USIM5, para um negócio que havia me rendido uns 0,7% num mês (no fim, foram 1,7%). ITUB4 está distribuindo dividendos todo o mês, mesmo que pouco; além disso, em fevereiro ou março, distribuiu em torno de 0,9% da minha posição em juros. Contudo, vai ver se isso ocorre com os papéis de quinta categoria!

...

Há outros indices que irei falar em outras postagens, que ajudam a medir o STOP LOSS, o tempo médio de recuperação... se vale a pena ou não vender (com prejuizo). Aliás, que também é um outro indicador - objetivo claro - que compensa mais e é mais lucrativo trabalhar com ações liquidas e de primeira linha.

Comentários

Postagens mais visitadas