Crise Européia

Essa crise que em essência não é uma crise mas um temor (medo) que acabou formando uma, por pura paranóia do mercado de aversão ao risco, tem feito com que as bolsas pelo mundo cairam absurdamente nas últimas 2 semanas, com muita gente saindo das ações para investir em rendas fixas e mais seguras. Bem, contudo essa crise serviu de grande lição:

Responsabilidade Administrativa
O principal fator essencial dessa crise (assim como da outra) foi uma irresponsabilidade de não fazer uma administração justa, controlar os gastos publicos principalmente. A bolha foi crescendo até que uma estourou - na Grécia - e o temor é que várias outras também. Contudo, finalmente, isso gerou uma necessidade clara de que agora, a lição de casa deve ser feita, e controlar os gastos públicos, administrar responsavelmente, para sair dessa e evitar que a coisa piore. Porém, infelizmente, os administradores irresponsáveis que certamente fez milhares de pessoas perderem muita grana, não serão presos; pois, aliás, não se condena um presidente a cadeia pelo país não ter pago a divida. Acredito que essa imunidade politica e da elite é o grande agravante dessa "administração injusta".

Pacote de Reformas
Desde a última crise ficou claro que reformas financeiras são necessárias ao mercado, sobretudo ao financeiro que haje com um liberalismo absurdo; como se fosse cada um cuidando do próprio nariz. Ficou mais claro ainda nessa atual crise, na qual sem verdadeiros motivos para isso, o medo tomou conta das pessosa, e irresponsavelmente foram vendendo tudo derrubando as bolsas e deixando a saúde do mercado ainda mais débil. E então, temos visto medidas reformistas de controlar os mercados para impedir muitas especulações, como na Alemanha; entre alguns outros. Ao meu ver, o controle deveria ser extremamente rigido, mesmo que minimize os lucros de quem já está farto de dinheiro. Por exemplo, Futuros tem um limite de volatilidade diária de 2% em alguns contratos. Bem, poderiam tomar posições ainda mais duras ao meu ver, quando o pessoal perde a razão e começa a agir irracionalmente nos mercados; por exemplo, fechar e congelar os ativos por dias, se preciso, até botarem a casa em ordem, acalmar os temores etc.

Brasil
É quase um absurdo o que vemos ocorrer nas bolsas do Brasil. Durante um mês que foram notificados excelentes - não bons, mas MUITO BONS - resultados, como o que o país cresceu 10% no primeiro trimestre (isso nos lembra até da China no período aureo). Os bancos do Brasil que estão muito bem sólidos, firmes, e com "ótimas contas" (com lucro de sobra, poderíamos dizer). Contudo, o Brasil se demonstrou um "simples emergente" muito dependente do exterior. Com a crise, houve uma grande diminuição de investimentos estrangeiros, especialmente europeus, e isso demonstrou o "quão fraco" são os investidores brasileiros para sustentar a própria bolsa sem os estrangeiros. Outro agravante seria a Petrobrás, o grande mascote de investimento do país se demonstrou péssimo para esse 1 semestre, em tendência de queda mesmo me momentos bons. Logo, se tal era um dos principais atrativos para o exterior... dá para imaginar. Creio esse ser uma dura consequencia de se concentrar uma quantia tão absurda de imagem e recursos numa única empresa... basta ver o volume diário de PETR4, é absurdamente alto... tal praticamente guia todo o mercado brasileiro... um monopólio de poder que se vai mal, vai afetar todo o sistema, concentrado tudo numa única empresa.

Meu Particular Pessimismo
Por fim 2010 será um decepcionante ano financeiramente falando, lidando ainda com a sujeira da crise de 2007-2008, após um ano eufórico de 2009; mas que parece que o fim de 2010 fechará próximo ao que fechou 2009, até parece um ano perdido. Porém, sinceramente, estou tranquilo quanto a recuperação do mercado no Brasil no longo prazo; mesmo sendo um ano de eleições, não espero mudanças significativas. A grosso modo o Brasil se fosse mandante e descrevesse realmente sua situação, era para já estar com o IBOV acima dos 75mil pontos. Porém, como ainda não tem poder para deixar de ser sardinha dos estrangeiros e fingir de morto quando os estrangeiros vão para a UTI, está aí, acompanhando, e quem diria, de volta a cada dos 58k pontos. Que analista previu isso? Os caras passam anos fazendo cursos especializados carissimos, ganhando fortunas, e cade o economista que previu? Esses caras parece não acertar uma. Se eu fosse tecnico de futebol mandaria pro banco o atacante que perde um gol quando tem a oportunidade; se fosse empresário, acho que demitiria os economistas que bricam de advinhos formalizados e que não acertam uma; caso contrário, o mercado teria antecipado essas crises. É duro pensar, mas a impressão que nos dá, é que, por fim, o mundo e a economia são guiados por pessoas que não sabem o que fazem nem no que vai dar, porém, se não termos esperança nelas, aí é que a coisa fica feia de vez.

Comentários

Postagens mais visitadas